quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Juventude desenvolvimento: o papel da lei do Aprendiz




"A Lei da Aprendizagem, nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Se considerarmos somente a contratação pela iniciativa privada, mais de 1 milhão de jovens poderiam estar contratados como aprendizes, de acordo com a Relação Anual de Informação Social (Rais) 2008.
O Brasil encerrou o ano de 2008 com 133.937 jovens aprendizes, contra o total de 155.864 em dezembro de 2009, o que significa um crescimento de 27%. Segundo dados do Placar do Aprendiz, existiam no mês de maio de 2010, 206.735 aprendizes contratados. Apesar do crescimento constante, esse número ainda é pequeno diante do potencial atendimento e da meta de 800 mil jovens aprendizes no país em 2010, adotada pelo próprio governo, em novembro de 2008, após proposta de organizações da sociedade civil, como a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos e o Gife.
Conhecer e aprofundar o entendimento sobre quais são os principais entraves para aumentar o número de jovens aprendizes é fundamental para fomentar a execução desta tão importante proposta. Hoje não pairam dúvidas sobre a estreita correlação entre a problemática de nossa juventude e os problemas que enfrentamos em nosso processo de desenvolvimento sustentável. Nenhum país tem possibilidades de competição no mundo moderno sem que a escolaridade média de sua população seja de no mínimo onze anos"

Esses são trechos do artigo Juventude e desenvolvimento: o papel da Lei da Aprendizagem, de Wanda Engel, Paulo Fortuna e Raí Oliveira, que recomendo a todos para a leitura do fim de semana, sobre como fortalecer e aprefeiçoar essa legislação e colocá-la à serviço dos jovens e do desenvolvimento brasileiro.


A Juventude do partido dos Trabalhadores de Suzano terá uma reunião dia 16-02-2011 com o secretário Mauro Rodrigues Vaz que responde pelo Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo na Prefeitura de Suzano sobre a lei do aprendiz e seu papel no desenvolvimento da Juventude em Suzano, destacamos a importância de sensibilizar o empresariado para a importância da Lei da Aprendiz.


Uma dica para sua leitura!

Livro discute a precarização do trabalho para a juventude
Publicado pela Editora Letra e Imagem, livro de Anderson Campos busca "Juventude e Ação Sindical: Crítica ao trabalho indecente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário