sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Força Popular




Após renúncia de Mubarak, multidão grita: 'Egito está livre'
Na praça Tahrir, anúncio feito durante as preces contagiou manifestantes, que explodiram em euforia



O anúncio de renúncia do presidente egípcio, Hosni Mubarak, nesta sexta-feira, levou multidões à euforia na capital Cairo e em outras cidades do Egito.

Reunidos na Praça Tahrir, que virou símbolo dos protestos de 18 dias pela renúncia do líder egípcio, centenas de milhares de manifestantes explodiram em gritos de emoção com a notícia. O anúncio, feito durante as preces no Cairo, contagiou os manifestantes, que gritaram "O Egito está livre!".

O oposicionista Mohamed El Baradei, Prêmio Nobel da Paz de 2005 e ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, reagiu à informação dizendo: "Este é o melhor dia da minha vida. O país foi libertado".

Em toda a capital egípcia era possível ouvir carros buzinando em celebração para o anúncio ser feito pelo vice na TV nacional.

A renúncia foi anunciada pelo vice-presidente Omar Suleiman, em rede nacional. "Nessas circunstâncias difíceis pelas quais o país está passando, o presidente Hosni Mubarak decidiu deixar a posição da presidência", disse Suleiman. "Ele encarregou o conselho das Forças Armadas a diregir as questões de Estado."

Após o anúncio, o Exército divulgou um comunicado prometendo implementar uma variedade de reformas constitucionais em uma declaração em que o tom de comando era claro. A nota referiu-se à delegação de poder a Suleiman, sugerindo que os militares supervisionariam a implementação de reformas.

O comunicado foi divulgado após uma reunião do Conselho Superior das Forças Armadas do Egito, presidida pelo ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantaui. No texto, os militares prometeram suspender o estado de emergência que vigora no país há 30 anos "assim que a crise acabar" e garantir uma eleição presidencial "livre e justa" em setembro. As Forças Armadas também fizeram um apelo para que os manifestantes "voltem ao trabalho e à vida normal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário