sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A estrela quer brilhar em Suzano


Somos jovens! E mesmo com tanta diversidade, temos um lado, tomamos partido, somos vermelhos, somos socialistas, somos aquela estrela que brilha forte, somos da classe que dá nome ao nosso partido: o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

2. Sempre estivemos presente na história dos lutadores e das lutadoras do povo. Participamos de revoluções e guerrilhas, já fomos queimados, enforcados, perseguidos, caçados, procurados, clandestinos, desaparecidos e torturados. Eles tentam nos calar, mas não conseguem. Somos como a mosca do baú do velho poeta: se me matam, vem outra em meu lugar. Eles pisam nas rosas, mas a primavera permanece chegando, ano após ano. Não fazemos nossa parte, somos parte.

3. A convocação do I Congresso da Juventude e do PT é um marco histórico para que a juventude do PT tenha um salto de qualidade em sua organização e nas relações que deve estabelecer com a juventude brasileira e os movimentos juvenis.

4. Este momento na vida do Partido tem um significado importantíssimo e deve ser compreendido por toda a militância: trata-se de finalizar um capítulo da história do PT e iniciar um novo ciclo.

5. Investir maciçamente na juventude, além de ter enorme impacto político e social, possui também um significado organizativo: trata-se de combater o envelhecimento partidário e garantir a renovação de gerações, essencial para a sobrevivência do PT e de seu projeto político. Planejar estes momentos e conduzi-los a partir dos objetivos estratégicos nos trará a tranqüilidade e a certeza de que o projeto partidário não se esgotará junto com uma geração.

6. Porém, apesar de também cumprir uma tarefa para o amanhã, a luta da juventude pelo socialismo também se constrói hoje, no cotidiano, a partir da participação política efetiva deste enorme contingente de indivíduos no combate a todas as formas de opressão.

7. Neste sentido, a construção da JPT poderá contribuir sobremaneira na superação dos problemas políticos e organizativos vividos pelo partido atualmente.

8. A organização da juventude petista possui também a dimensão de organizar e mobilizar os diferentes segmentos da juventude por reformas estruturantes, além de formular e implementar políticas públicas. Mas isso não basta! A juventude organizada também ganha sentido estratégico no acúmulo de forças, na conquista de hegemonia e no avanço sólido de médio e longo prazo do campo democrático e popular e da luta pelas reformas...


texto base do primeiro congresso da JPT suzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário