segunda-feira, 7 de março de 2011

HOTEL FEITO DE LIXO EM MADRI, FAZ-NOS PENSAR NAS QUESTÕES AMBIENTAIS BRASILEIRAS

Ambientalistas da Organização Save th Beach, inauguraram em Madri um hotel todo feito com lixo recolhido de praias européias. Com a intenção de chamar a atenção para os problemas de poluicão das praias, o hotel foi projetado por HA Schult especialmente para a campanha.
"Qualquer um que vá à praia pode deixar três ou quatro guimbas de cigarro e uma lata de Coca-Cola. Se isso for multiplicado por 47 milhões de espanhois ou 300 milhões de europeus ou 6,5 milhões de pessoas no mundo, pode-se ver para onde estamos caminhando", afirmou o cofundador da campanha, o espanhol Fernando Godoy.
A rotina do hotel é a seguinte, de dia está aberto para visitação pública e, à noite, o hotel abriga pessoas que ganharam sua hospedagem via net. Suas atividades serão encerradas dia 23 de janeiro.
A iniciativa é interessante para todos nós, pois "o Brasil possui um litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral." (Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/litoral-brasileiro.jhtm).
Neste momento estamos discutindo os rumos da Cultura dentro das Universidades na 7° Bienal da UNE, por acaso realizada no RJ (estado litorâneo), devemos inserir o debate da produção e consumo excessivo, onde o que resta para nosso planeta é o LIXO, que deixaremos para nossos descendentes, com diminuição da qualidade de vida.
Devemos pensar hoje sobre esses assuntos SIM, não dá pra empurrar com a barriga e deixar tudo para resolver no dia em que a bomba estourar, podemos não estar mais aqui, mas duvido que dure tanto tempo, esta sujeira por debaixo dos nossos tapetes.
Esta é uma preocupação que distância-nos da estagnação, mas coloca-nos em outros dilemas, em como podemos interagir com iniciativas de preservação do Meio Ambiente.
Fizemos uma breve pesquisa (sugestões serão bem-vindas), segue alguns sites de Organizações ligadas ao tema, e que podemos começar acessando para ter idéias de como atitudes simples podem mudar nossa história:
Save th Beach
Universidade Livre do Meio Ambiente
Ministério do Meio Ambiente
Planeta Sustentável
Segue video disponibilizado pela BBC Brasil (veja matéria na integra e o segundo tiramos do site da ORGANIZAÇÃO SAVE THE BEACH. Vamos prestigiar esta iniciativa, e pensar como podemos desenvolver nossas próprias técnicas de preservação ambiental, dentro de nossas realidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário