quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Desafios e avanços para 2012 apos a 2° Conferencia de Municipal de Juventude.



No dia 20 agosto de 2011, jovens de todos os cantos da cidade de Suzano/SP, estiveram no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo com a realização da 2ª Conferência Municipal de Juventude. Em meio a tantos espaços de participação social que foi manifestado neste dia, a Conferência de Juventude marcou um novo ciclo das políticas públicas destinadas aos jovens Suzanenses.

Com o significativo lema “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, nosso encontro reuniu aproximadamente 400 jovens , onde foram realizadas mais de 4 pré conferencias regionais garantindo assim a descentralização. O dialogo tambem foi feito pelas redes socias como blog, twiteer, Facebook e outras. Contamos com a presença de 2 alunos da faculdade de medicina de Cuba, ampliando o diálogo entre sociedade civil e governo, qualidade no direito a saude, foi uma grande cooperação internacional nas políticas públicas de juventude.

A marca da diversidade da juventude estava presente nesta Conferência municipal. Foram representativas as manifestações da juventude negra, das jovens mulheres, da juventude rural, dos grupos culturais, do movimento estudantil, dos jovens LGBT, das juventudes religiosas, das juventudes partidárias, dos gestores municipais e de tantos outros protagonistas que fizeram com que a 2ª Conferência municipal de Juventude mobilizasse mais de 400 jovens em todo o municipio. Estivemos presente na etapa Nacional com 4 delegados da cidade de Suzano.

A primeira Conferência municipal que rolou em 2008, foi responsável pela importante mobilização do governo e movimentos juvenis em torno das bandeiras da juventude em nossa cidade, ampliando seu reconhecimento e legitimidade. Neste segundo encontro, a juventude levantou novamente suas causas, mas tratou também de debater os rumos do desenvolvimento municipal, estadual e nacional a partir do olhar da maior geração de jovens da nossa historia. Mais do que novas políticas públicas, o documento base e as propostas do texto “Para desenvolver o Brasil” apontam essa sintonia do debate da juventude com um projeto mais justo e democrático.

Ao inaugurar a Política publica de Juventude em nosso municipio, o Governo do Prefeito Marcelo trouxe para seus primeiros programas a marca da inclusão social que permeou todo o seu governo, como exemplos o Projovem, CRAS, CAPS, centros culturais desentralizados, infra estrutura nos bairros, saneamento basico, a inversão de prioridades. Para aprofundar estas conquistas e enfrentar o ciclo de reprodução da disingualdade em nossa cidade, que atinge de forma aguda parcela importante da juventude Suzanense, somos todos chamados a nos engajar no compromisso ético e político que o prefeito Marcelo assumiu por uma cidade de Suzano que vai crescer, inovar, viver bem, nos próximos anos.

Não são poucos os desafios. Neste momento, a juventude também se articula para conquistar e garantir os seus direitos específicos, como espaços de dialogo permanente, que está em tramitação no Governo, deve ser concebido como uma forte declaração dos direitos dos jovens Suzanenses. Sua aprovação fortalece o marco legal das PPJs Municipal, que também deverá articular um Plano Municipal de Juventude e na criação do Conselho Municipal de Juventude outras importantes medidas de institucionalização do compromisso do Governo com os jovens do Municipio.

A transição do ProJovem Urbano para secretaria de Educação Municipal, que num primeiro momento despertou dúvidas e inquietações, tem recebido uma atenção responsável e articulada por parte do Governo e Secretaria de educação , que fortalece o seu desenho educacional e amplia sua escala, base territorial e os instrumentos de participação e controle social.

Iniciativas como a do Orçamento Participativo da Juventude, criado pelo prefeito Marcelo em 2008 em resposta a 1° conferencia de juventude, voltada para debater medidas de investimento do orçamento publico para juventude de suzano faixa etaria especifica da sociedade, marcha pelo primeiro emprego, quadra de esporte e academias ao ar livre, caminham neste mesmo sentido de responder às demandas das Conferências e movimentos de juventude, ampliando os instrumentos de controle social e unificando os esforços no combate ao preconceito geracional.

Responder aos grandes desafios apontados por esta 2ª Conferencia Municipal de Juventude demandará novas e mais ousadas iniciativas que tenham como foco a promoção da autonomia e emancipação da juventude. Uma nova geração de políticas públicas deve continuar articulando a inclusão produtiva, a elevação da escolaridade e a ampliação dos serviços e equipamentos públicos para a juventude com a garantia de direitos universais e específicos desta população, como o direito à autonomia, à experimentação, à diversidade, à participação e ao território.

Para tanto, precisaremos aprofundar os canais de interlocução com a juventude, que cada vez mais exibe novas redes e formas de participação. As conferências, as redes sociais e o fortalecimento do diálogo com os gestores, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o conselho e coordenadoria estadual de juventude e os demais movimentos juvenis seguirão fundamentais no fortalecimento da Política Municipal de Juventude de uma gestão que tem a Participação como um método de governo.

O ano de 2011 foi de muitas conquistas. Chegamos ao final deste novo ano com um balanço positivo a respeito do avanço e do processo de consolidação das políticas públicas de juventude em Suzano principalmente com ampliação do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, permitindo que mais jovens tenham a qualificação profissional necessaria para ingressar no mercado de trabalho. Avançamos mais um importante e grande salto este ano, a faculdade Piaget, com o inicio das aulas com bolsas para estudantes da cidade de Suzano. Na area da cultura tivemos avanços estrondosos que nos pernitiu, enquanto cidade, ser conhecido em São Paulo como a cidade da cultura, o resgate da historia da cidade do patrimonio publico, incentivo a classe artistica local, festivais tradicionais e contemporanios, a volta do carnaval, pontos de cultara afirmam um pouco esse estrondoso creciemento na cultura da cidade.

Por outro lado, esta avaliação também está repleta de novas responsabilidades. 2012 começa com uma perspectiva ainda mais desafiadora. Teremos muito trabalho, mas após esta 2ª Conferência Municipal de Juventude que chegou a sua etapa maxima e Conferencia nacional realizada entre os dias 9 a 12 de dezembro 2011 , temos ainda mais certeza de que contamos com a juventude suzanense, brasileira no caminho por justiça, sem miséria e com desenvolvimento sustentável e solidário garantindo assim que possamos do nosso futuro crescer, inovar e viver bem.



Kleiton Ramos, Coordenador de juventude da Militancia Socialista PT/SP. Secretario de relaçoes institucionais de Juventude do PT de Suzano. Membro da executiva estadual JPT. Assesor de Coordenção da secretaria Municipal Participação e Desentralização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário